Organização dos Cadernos


"O confronto que se passa na sala de aula não se passa entre alguém que sabe um conteúdo (o professor) e alguém que não sabe (o aluno), mas entre pessoas e o próprio conteúdo, na busca de sua apropriação." 

(Marilena Chauí).


O CADERNO DO PROFESSOR 

O objetivo do Caderno do Professor é apoiar você, no desenvolvimento de suas aulas. Para tanto, foram elaboradas Situações de Aprendizagem.

As Situações de Aprendizagem são compostas de: uma atividade principal, questões para a avaliação e propostas para recuperação, nas quais foram destacados alguns dos aspectos mais significativos das discussões historiográficas contemporâneas. Considere a possibilidade de realizar mudanças para adequar as propostas à sua experiência docente, ao seu atual grupo de alunos e às suas condições de trabalho. 

Todas as atividades estão acompanhadas da identificação dos principais conceitos trabalhados, das competências e habilidades priorizadas, das estratégias e dos recursos que podem ser utilizados, além de um roteiro para a sua aplicação e de propostas de avaliação. 

Deve-se considerar, também, que as atividades propostas estão baseadas nas orientações para a área de História estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente no que se refere à inserção dos alunos na sua realidade social, valorizando o direito de cidadania dos indivíduos; ao reconhecimento de que o conhecimento histórico é um conhecimento interdisciplinar e ao estabelecimento de relações entre conteúdo e atitudes que reconheçam os alunos como agentes na construção do processo histórico.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Professor: História, Ensino Fundamental - 6ª série, volume 1. São Paulo: SEE, 2009.



Os cadernos do programa São Paulo Faz Escola estão disponíveis na Intranet!



Lá você poderá fazer o download dos seguintes materiais:



- Cadernos do Aluno,



- Cadernos do Professor,

Para isso é só ir à pasta “Biblioteca” da página da CGEB ou acessar o link:http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/biblioteca_CGEB/

Se preferir, você pode acessar esse material na Secretaria Digital, por meio do https://sed.educacao.sp.gov.br/






Para acessar a apresentação dos Cadernos de sua disciplina, siga as instruções abaixo:

Login e Senha = ESC – (CIE da escola onde atua)
Login =   ESC - __ __ __ __ __ __
Senha = ESC - __ __ __ __ __ __



Para saber qual é o código CIE de sua escola pesquise em:



PELA LEITURA DOS DOCUMENTOS (FRAGMENTOS) VERIFICAMOS QUE O CADERNO NÃO ENGESSA O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, É UM "NORTE" E VALORIZA O PROTAGONISMO DOCENTE.


(...)
Visando PRESERVAR E VALORIZAR A AUTONOMIA docente, os materiais de ensino destinado aos professores buscam o diálogo, jamais a imposição, pois foram elaborados sempre sob a forma de sugestões, acompanhadas de indicações de livros e materiais diversos. 
Relatório Pedagógico – 2011 SARESP, História e Geografia. pg 38


(...)
Para cada Situação de Aprendizagem, foram elaboradas: uma atividade principal, questões para a avaliação e propostas para recuperação, nas quais foram destacados alguns dos aspectos mais significativos das discussões historiográficas contemporâneas. CONSIDERE A POSSIBILIDADE DE REALIZAR MUDANÇAS para adequar as propostas à sua experiência docente, ao seu atual grupo de alunos e às suas condições de trabalho.
Caderno do professor: história, ensino fundamental - 5ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8
Caderno do professor: história, ensino fundamental - 6ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8


Este Caderno aborda temas que caracterizam a crise do Antigo Regime e propõe Situações de Aprendizagem que pretendem colaborar com as dinâmicas de sala de aula. As sugestões aqui contidas devem ser avaliadas por você e consideradas, sempre, em função da experiência adquirida em sua convivência com os alunos.
Caderno do professor: história, ensino fundamental - 7ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8

(...) 
As sugestões aqui contidas devem ser avaliadas por você e consideradas, sempre, em função da sua experiência; considere a possibilidade de realizar alterações, no sentido de adequar as propostas ao seu atual grupo de alunos e às suas condições de trabalho.
Caderno do professor: história, ensino fundamental - 8ª série, volume 3 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8


Este caderno tem por objetivo auxiliá-lo no desenvolvimento de dois temas que os materiais didáticos disponíveis, em sua quase totalidade, tratam de modo bastante superficial: A Pré-história e as civilizações do Oriente Próximo. Cabe a você decidir sobre a aplicação das sugestões e seus planos de aula, alternando-as, a partir de suas experiências docentes, desenvolvidas no contato com os alunos e nos ambientes em que exerce suas atividades profissionais. 
Caderno do professor: história, ensino médio - 1ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8

(...) 
As situações de aprendizagem aqui SUGERIDAS buscam enfatizar a importância dos estudos sobre essa época intrigante. 
Caderno do professor: história, ensino médio - 2ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8

(...)
Por tudo isso, as sugestões de Situações de Aprendizagem aqui colocadas – todas visando a auxiliar sua realização em sala de aula – foram assim estruturadas: em primeiro lugar, apresentamos os conhecimentos que devem ser priorizados, as competências e habilidades focadas, as metodologias que podem ser utilizadas e, por último, as sugestões de avaliação para ser aplicada ao final de cada atividade ou nas provas realizadas no bimestre. Entretanto, é fundamental que você se sinta à vontade para ADAPTAR todas as sugestões ao seu contexto escolar, à suas necessidades e carências, assim como ao perfil de seus alunos.
Caderno do professor: história, ensino médio - 3ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8



profcelloto.blogspot.com









Educação por competências no ensino básico - Nilson Machado
www.youtube.com









Para organizarmos o trabalho de ensino aprendizagem, é preciso que se leve em conta a maneira mais adequada para fazermos a gestão do tempo.

As Modalidades Organizativas procuram garantir tanto a organização do tempo escolar, quanto à adequação do tratamento a ser dado ao tipo de conteúdo com o qual se trabalhará. Além disso, é importante lembrar que é fundamental organizar uma rotina de trabalho equilibrada, na qual as modalidades selecionadas possibilitem o trabalho com os diferentes conteúdos. (Kátia Lomba Bräkling)



Nas décadas finais do século XX houve propostas de organização didática em torno de unidades de ensino e de centros de interesse, e que organizava também os planos de curso e de aula. Assumimos aqui uma nomenclatura surgida da proposta de organização das aulas a partir de três perspectivas que podem se complementar: atividades permanentes, projetos e sequências didáticas.

Atividades permanentes devem ser realizadas regularmente (todo dia, uma vez por semana ou a cada 15 dias). Elas têm um lugar mais ou menos fixo nos protocolos de aula e servem para familiarizar os alunos com determinados conteúdos e constituir práticas, tais como a leitura e a escrita.
(nos Cadernos de História: Lição de casa; O que aprendi; pesquisa em grupo; Você aprendeu, entre outras)

O projeto didático é uma modalidade de organização das aulas que muitas vezes se confunde com os projetos institucionais (que envolvem a escola toda). Suas principais características são a existência de um produto final e objetivos mais abrangentes. Normalmente, por serem temáticos, representam uma possibilidade de trabalho interdisciplinar, mas correm o risco de tratarem os conteúdos programáticos de forma superficial.

A sequência didática é uma proposta em que professor e aluno realizam atividades que se constituem como passos da aula ou de um conjunto de aulas. Cada passo permite que o próximo seja realizado. O objetivo é focalizar conteúdos mais específicos que os dos projetos temáticos..A continuidade planejada entre as atividades caracteriza a seqüência didática. Na proposta que fazemos, essa continuidade se remete ao estabelecimento de conteúdos de relevância e atividades variadas, do professor e também do aluno, que permitem seu ensino e aprendizagem. 
                          Fonte: Problematizando a organização do ensino de História, p.4



LIÇÃO DE CASA 
Sua escola se preocupa com ela?



Que importância você e sua escola dão às tarefas que os alunos levam para fazer em casa? Confira na reportagem da NOVA escola como envolver os estudantes, pais e professores e tirar o melhor proveito dessas atividades. 



No Caderno do Aluno (Currículo de São Paulo) a lição de casa aparece como uma atividade permanente. 









Gestão da sala de aula - Celso Vasconcellos
www.youtube.com




Gestão da sala de aula - Celso Vasconcellos
www.youtube.com





AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA 
6º e 7º ano 

Para cada tema, foi elaborada uma Situação de Aprendizagem principal, um conjunto de questões para a avaliação e propostas para recuperação, nas quais foram destacados alguns dos aspectos mais significativos das discussões historiográficas contemporâneas sobre as questões abordadas. Considere a possibilidade de realizar alterações para adequar as propostas à sua experiência docente, ao seu atual grupo de alunos e às suas condições de trabalho.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação Caderno do professor: História, Ensino Fundamental – 5ª série. Vol. 1,  São Paulo : SEE, 2009. p. 8 
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação Caderno do professor: História, Ensino Fundamental – 6ª série. Vol. 2,  São Paulo : SEE, 2009. p. 8 

8º ano 

Em relação às propostas de avaliação, entende-se que o processo deva oferecer um diagnóstico completo do processo de ensino e aprendizagem, além de representar um estímulo aos alunos para que eles possam analisar o próprio desempenho. A avaliação se reveste de significado se for capaz de proporcionar o aprimoramento das atividades pedagógicas, tanto por parte do professor quanto do aluno.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação Caderno do professor: História, Ensino Fundamental - 7ª série, volume 2 . São Paulo : SEE, 2009. p. 10. 
9º ano 

Em relação às propostas de avaliação, além da correção do conteúdo, compreendemos que ela deva ser um diagnóstico completo do processo de ensino-aprendizagem e um estímulo aos alunos para que, eles próprios, possam analisar seu desempenho. A avaliação só se reveste de significado se ela for capaz de proporcionar o aprimoramento das atividades pedagógicas, tanto por parte do professor quanto do aluno, devendo ser um momento de reflexão para ambos e fazer parte do próprio processo de aprendizagem.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação Caderno do professor: História, Ensino Fundamental - 8ª série, volume 1 . São Paulo : SEE, 2009. p. 09 


1º série do Ensino Médio 

Para os temas tratados no Caderno, os procedimentos e estratégias de avaliação propostos contemplam pesquisa, participação e produção textual, pois são importantes formas de desenvolvimento das competências e habilidades previstas. As instâncias de avaliação seguem as orientações anteriormente traçadas nos demais Cadernos. O desenvolvimento das competências propostas, apreensão dos conceitos relacionados aos temas tratados, a análise da produção textual e a participação ativa no processo de aprendizagem continuam sendo objetos primordiais da avaliação.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor:História, Ensino Médio - 1a série, volume 4. São Paulo: SEE, 2009. p. 9. 



2ª e 3ª série do Ensino Médio 
É importante que você analise, com liberdade, a proposta de avaliação aqui apresentada, reformulando-a onde achar necessário, por conta da experiência adquirida em seu convívio cotidiano com os alunos e com a escola onde estiver desenvolvendo seu trabalho docente. Em resumo, a avaliação foi formulada para uma realidade de ensino coletivo, objetivando estabelecer parâmetros para o processo de ensino e aprendizagem, bem como para o envolvimento dos alunos na aquisição de novos comportamentos e competências. 
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: História, Ensino Médio - 2a série, volume 1. São Paulo: SEE, 2009. p. 12. 
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: História, Ensino Médio - 3a série, volume 1. São Paulo: SEE, 2009. p. 10. 





WEB QUEST NAS AULAS DE HISTÓRIA




O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE

O objetivo do ensino da história na atualidade, segundo Christian Laville, é “tornar os jovens capazes de participar democraticamente da sociedade e desenvolver neles as capacidades intelectuais e afetivas necessárias para tal”. 
Para tanto privilegia-se menos conteúdo e a pedagogia da história passa a ser centrada nas aprendizagens dos alunos, e, para provocar o sentimento de pertencer, de ser o protagonista da sua história, trabalhamos com a história do cotidiano, as memórias do bairro, da escola, da cidade. Para autonomia e criticidade ensina-se a prática democrática por meio dos Grêmios Estudantis, movimentos sociais, entre outros.
“(...)é possível que a narrativa histórica não tenha mais tanto poder, que a família, o meio ao qual se pertence, circunstancias marcantes no ambiente em que se vive, mas sobretudo os meios de comunicação, tenham muito mais influência.” (Christian Laville). 
Aparecida Abud Groh




NOVAS PERSPECTIVAS

como sugestão o capítulo: História das Imagens, pg. 243







como sugestão o capítulo: Longe da escola, na escola: Vozes da Universidade e da Indústria Cultural. pg. 111






como sugestão: Linguagens e História e Linguagens: desafio para o historiador? pg. 19 e 21





 como sugestão o capítulo:  Ciência e Tecnologia, pg. 153





Veja também:




Ferraz de Vasconcelos - 27 de agosto de 2013
Suzano - 10 de setembro de 2013




ATPC sobre Lógica do Currículo 
2012


EE JUSTINO MARCONDES RANGEL

ATPC de História 
   


EE CHOJIRO SEGAWA
ATPC com os professores de Ciências Humanas  e Arte



                                         
  



EE IIJIMA

ATPC com os professores de Ciências Humanas






EE LUIZA HIDAKA

ATPC com os professores de Ciências Humanas











EE ANTONIO VALDEMAR GALO
ATPC com os professores de Ciências Humanas










EE JARDIM SÃO FERNANDO 

ATPC com os professores de Ciências Humanas








A cidadania social 


“A cidadania social tem sido pouco caracterizada nas propostas curriculares, mesmo quando as fundamentações teóricas são baseadas na constituição e na transposição de uma história social e cultural para o ensino. (...) A ideia de cidadania social que abarca os conceitos de igualdades, de justiça, de diferenças, de lutas e de conquistas, de compromissos e de rupturas tem sido apenas esboçada em algumas poucas propostas. E, mais ainda, existe uma dificuldade em explicitar a relação entre a cidadania social e a política, e entre cidadania e trabalho. Em algumas delas surgem às questões sobre as novas concepções de ação política nos movimentos sociais e seu papel na luta pela conquista da cidadania, embora não se esclareçam as dimensões de movimentos sociais mais abrangentes, como os ecológicos, feministas (...), e os mais restritos, tais como os movimentos e lutas pela moradia, pela terra e atualmente a luta pelo trabalho, contra o desemprego. Em uma sociedade como a nossa em que as desigualdades sociais são gritantes, o compromisso da História seria o de aprofundar esta complexa noção para evitar a banalização do termo. O sentido político da questão da cidadania deve explicitar a relação entre o papel do indivíduo e os da coletividade.” (Circe Bittencourt. Capitalismo e Cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: Circe Bittencourt (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001, p 22).






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